- Apresentação pessoal exuberante ( no vestir, nos adornos usados,nos gestos afetados, no falai demasiado ),
- Evidências de qualidades intelectuais,não poupando referências à propria pessoa, ou a algo que realiza,
- Esforço em realçar dotes físicos, culturais ou sociais com notória antipatia provocada aos demais,
- Intolerância para com aqueles cuja condição social ou intelectual é mais humilde, não evitando a eles referências desairosas,
- Aspiração a cargos ou posições de destaque que acentuem as referências respeitosas ou elogiosas à sua pessoa,
- Não reconhecimento de sua própria culpabilidade nas situações de descontentamento diante de infortúnios por que passa,
- Obstrução mental na capacidade de se auto-analisar,não aceitando suas possíveis falhas ou erros, culpando vagamente a sorte, a infelicidade imerecida, o azar.
A vaidade, nas suas formas de apresentação:
- Quer pela postura física,
- Gestos estudados,
- Retórica ao falar,
- Atitudes intempestivas
- Reações Arrogantes.
Geralmente refletem uma deformação do individuo frente aos valores pessoais que a sociedade estabeleceu, Isto é:
- A aparência
- Os gestos
- O palavreado
Quanto mais artificiais e exuberantes,mais chamam a atenção, e isso agrada o intéprete, satisfaz a sua necessidade pessoal de ser observado,comentado e "badalado".No intimo o protagonista reflete, naquela aparência toda, grande insegurança e acentuada carência de afeto que nele residem,oriundas de muitos fatores desencadeados na infância e na adolescência.Fixações de imagens que,quando criança,identificou em algumas pessoas aparentemente felizes, bem sucedidas,comentadas,admiradas,cujos gestos e maneiras da apresentações foram tomados como modelo a seguir.
O vaidoso o é muitas vezes, sem perceber, e vive desempenhando um personagem que escolheu.No seu íntimo é sempre bem diferente daquele que aparenta, e, de alguma forma, essa dualidade lhe causa conflitos, pois sofre com tudo isso, sente necessidade de encontrar-se a si mesmo, embora às vezes sem saber como.
O mais prejudicial nisso tudo é que as fixações mentais nos personagens selecionados podem estabelecer e conduzir a enormes bloqueios do sentimento, levando as criaturas a assumirem caráter endurecido, insensível,de atitudes frias e grosseiras.O aprendiz terá aí um campo para reflexão enorme, e de análise tranquila,para aprofundar-se até as raízes que geraram aquelas deformações,ao mesmo tempo que precisa identificar suas caracteristicas autênticas, o seu verdadeiro modo de ser, para então despir a roupagem teatral que utilizava e colocar-se de modo maduro, assumindo todo o seu íntimo, com disposição para melhorar sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário